Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

Proposta de Revitalização da Praça do Zózimo no Leblon

Projeto transforma área no Leblon em Auditório a céu aberto com Cinema, Arquibancada e Bicicletário

O Studio MK27, escritório do Arquiteto Marcio Kogan, apresentou uma proposta de revitalização da praça Zózimo do Amaral, localizada no extremo oeste da Praia do Leblon, no Rio de Janeiro. O projeto, que tem área total de três mil m², prevê a construção de um deck que acompanha a topografia natural do terreno em direção ao mar, com uma arquibancada e rampas laterais. Propõe-se que este espaço sirva como auditório a céu aberto, possivelmente como cinema - a tela e o projetor podem ser embutidos automaticamente no piso.

Leblon - Praça Zózimo - Studio MK27 - Divulgação

Para estimular a permanência no lugar, foram criadas regiões de sombras através de duas linhas de árvores e de dois bancos lineares. Além disso, foi disposto um conjunto de mobiliários móveis ao longo da praça, que ficam presos ao deck em ferragens específicas e podem ser reorganizados com uso de uma chave mestra. Próximo do calçadão, um bicicletário encerra a ciclovia das praias da zona sul da cidade.

Leblon - Praça Zózimo - Studio MK27 - Divulgação

A iluminação tem auxilio das árvores, que rebatem a luz vinda do piso e dos bancos, que assim como os degraus da arquibancada, têm uma linha de luz contínua. No final do píer, a iluminação vem de dentro do deck e estrutura o espaço. O desenho urbano da praça inclui a transição entre o nível da praça e o belvedere no começo da Avenida Niemeyer, que fica oito metros acima, por meio de uma rampa circular.

Leblon - Praça Zózimo - Studio MK27 - Divulgação

Segundo Mariana Simas, que fez parte da equipe que elaborou o projeto, a principal ideia é "proporcionar o uso daquele espaço". O Studio MK27 foi convidado a realizar a proposta pela Oscip Arte e Vida e pela empresa de mobiliários desportivos Mude. O projeto, que já foi apresentado à prefeitura do Rio, é uma doação do escritório, e como está em uma etapa bastante preliminar, ainda não possui determinação de materiais, nem a certeza de que será construído.

Leblon - Praça Zózimo - Studio MK27 - Divulgação

Serviço
Studio MK27, Arquiteto Marcio Kogan
www.marciokogan.com.br
Fonte: Lucas Rodrigues, da revista AU
www.revistaau.com.br

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

Nenhum comentário: