Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Exposição Museu do Surf Rico de Souza no Leblon

Museu do Surfe conta um pouco de sua história no
Rio Design Leblon

Rico de Souza é quase uma história viva do surfe brasileiro. Desde a década de 60, quando começou a surfar e se consagrou como um dos principais nomes do esporte, até hoje, Rico se tornou uma referência para o surfe no Brasil. E ao longo deste tempo todo, o surfista e empresário vem guardando pranchas e fotos.

Verdadeiras relíquias que se transformaram no Museu do Surfe Rico. Alguns destes tesouros poderão ser vistos pela primeira vez no Leblon, no primeiro piso do Rio Design Leblon.

Rico selecionou cerca de 40 pranchas e 40 fotos que contam um pouco da história do surfe nacional e farão a alegria de surfistas e não surfistas. Ao lado das madeirites, com as quais tudo começou no Pontão do Arpoador, ainda no final dos anos 50, estarão modelos usados por nomes como Pepê Lopes e o bicampeão mundial Tom Carroll, além de pranchas que pertenceram a Victor Ribas, até hoje o brasileiro com melhor colocação no ranking mundial (terceiro, em 1999) e Neco Padaratz.

Reprodução - Site Rico Surf

Se as pranchas mostram como o surfe e o equipamento evoluíram, as fotos revelam um pouco como era a tribo do surfe no passado. Cabelos grandes e “parafinados” faziam parte do visual despojado daquelas pessoas que na época chamavam atenção por serem diferentes e fazerem um esporte mais diferente ainda. Na verdade, o surfe era considerado muito mais um estilo de vida do que um esporte. Hoje em dia, o esporte cresceu, mas o estilo de vida ligado ao surfe, sem dúvida cresceu mais ainda.

Reprodução - Site Rico Surf

Apesar de o nome Museu de Surfe, Rico não quis apenas olhar para o passado. Assim, uma parte da exposição montada no Rio Design Leblon foi dedicada às competições relevantes do cenário nacional, que vêem ajudando a revelar novos talentos para o surfe brasileiro. Estão lá belos registros do Circuito Feminino, das competições de longboard e da seletiva masculina também.

Reprodução - Site Rico Surf

Rico de Souza nasceu em junho de 1952, no Rio de Janeiro. Com mais de trinta anos de surfe, ele faz parte da Comissão Nacional de Atletas e ganhou o título de Embaixador do Surf Brasileiro. Rico conquistou seis vezes o título nacional, três deles na categoria pranchinha (1969 / 72/ 73), e os outros três na categoria longboard (1987 / 88/ 89), além do vice-campeonato mundial amador de longboard em 1988 e no Circuito Mundial de Longboard da ASP em 1989.O surfista e empresário contribuiu com iniciativas pioneiras no país. No início dos anos 90, Rico inaugurou a primeira escola de surf do Brasil, que está em funcionamento até hoje, além de promover o Campeonato Brasileiro de Longboard desde 2002.

Serviço:
Museu de Surfe Rico de Souza
De 16 a 28 de setembro
Rio Design Leblon/1º Piso
Av. Ataulfo de Paiva, 270
Tel: 3296-9110

Visite o Site do Rico

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

.

Nenhum comentário: