Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Festival de Cinema Judaico Grátis na Livraria DaConde

Para celebrar o ano novo dos judeus, a Livraria DaConde, no Leblon, promove o cinema judaico no Cinelounge de outubro. O Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, começou no dia 29/9 e dá início a um período de dez dias conhecido como os Grandes Feriados, um momento de renovação espiritual, penitência e orações que termina com o Yom Kipur, o Dia do Perdão, em 8/10. Sempre às quintas-feiras, às 20h, é possível ver filmes de diversos estilos num espaço aconchegante e depois aproveitar para ver as novidades em CDs, DVDs e livros.

No dia 16/10, haverá a exibição do primeiro filme da sessão: A Pequena Jerusalém, um drama de Karin Albou, com 94 minutos de duração. ‘Pequena Jerusalém’, como é conhecido o subúrbio de Paris habitado pela primeira geração de imigrantes judeus, é palco para uma história de amor entre uma tímida estudante de filosofia judia e um imigrante muçulmano ilegal. Ela vive com a irmã mais velha, que estuda as leis hebraicas para satisfazer os desejos do marido religioso e a avó supersticiosa.

O documentário Yippee: Alegria de Viver, com 74 minutos de duração, será apresentado no dia 23/10. Aproveitando a passagem do ano novo judaico, o ator, diretor e produtor Paul Mazursky repete os passos de cerca de 25 mil judeus que anualmente partem em peregrinação até Uman, na Ucrânia, para acompanhar esse momento tão importante para esse povo. Para eles, o evento é uma celebração à vida, onde espiritualidade e festa se misturam e o descrevem como "o mais completo sentimento de felicidade".

Para encerrar o festival será exibido o romance O Tango de Rashevski, do diretor Sam Garbarski, no dia 30/10. Os Rashevski tentam se portar como uma família judaica até que a matriarca, Rosa, falece. Só então é que todos começam a perceber que era ela quem conhecia todas as tradições da religião e que eles não sabem viver dentro daquela cultura. Além disso, não conhecem uns aos outros. A maior dificuldade virá no momento de se despedir da matriarca, que em vida, comprou seu túmulo em um cemitério judeu. Então, toda a família entra em um acordo para decidir como serão feitas as cerimônias do enterro.

Serviço
Festival Judaico
Lounge da Livraria DaConde
Rua Conde de Bernadote 26 lj. 125 – Leblon – Rio de Janeiro
Tel. (21) 2274-0359 ou 2511-5731
Programação - Quintas (16, 23 e 30). 20h
Dia 16/10 - A Pequena Jerusalém
Dia 23/10 - Yippee: Alegria de Viver
Dia 30/10 - O Tango de Rashevski
Lotação: 35 lugares. Grátis
wwww.daconde.art.br

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

.

Nenhum comentário: