sexta-feira, 25 de julho de 2014

Leblon Completa 95 Anos

Leblon 95 Anos

Nome vem de sobrenome de francês, que tinha propriedade no local. O Bairro foi fundado em 1919.

O Bairro do Leblon, na Zona do Rio, completa neste Sábado 26 de Julho 95 anos. Segundo historiadores, o bairro ganhou este nome por causa do francês Charles Leblon (Veja Abaixo), que tinha terras desde a Avenida Bartolomeu Mitre até a Avenida Niemeyer.

O bairro foi fundado em 1919, o prefeito do então Distrito Federal, Carlos Sampaio, oficializava um loteamento que faria história. O Leblon surgiu oficialmente quando a prefeitura aprovou o loteamento das ruas. Duas décadas depois, o bairro estava com o areal urbanizado, tomado por casarões e prédios.

Com o tempo, o bairro se modernizou e ganhou um comércio sofisticado e ruas arborizadas.

26 de Julho dia de festa para este bairro que já foi até quilombo para escravos que saíram no dia 13 de maio de 1888 em procissão para agradecer pela liberdade à Princesa Isabel. Mais do que nunca, em seu aniversário o Leblon é sinônimo de liberdade.

Leblon 95 Anos


Pequena História do Leblon

O do nome do bairro vem de Charles Leblon, francês dono de um grande lote no areal - o chamado “Campo do Leblon” -, que, em 1845, ali instalou uma fazenda de gado.

No início do século XX, o Leblon era constituído por chácaras desmembradas da Fazenda Nacional da Lagoa e tinha poucas ruas, entre as quais se destacava a Rua do Sapé ou do Pau (atual Dias Ferreira). Nas décadas de 1910 e 1920, a Companhia Industrial da Gávea promoveu o loteamento inicial do Leblon e foram implantadas praças, avenidas e diversas ruas. Como sempre, a promoção imobiliária era articulada à implantação do bonde que, em 1914, interligaria o bairro com resto da Cidade.

Ao longo do canal aberto entre mar e lagoa, o Prefeito Henrique Dodsworth implantou, em 1937, setenta mil metros quadrados de jardins, ficando o lugar conhecido popularmente como Jardim de Alah. Nas proximidades, em 1957, surgia no bairro a Cruzada São Sebastião, composta por dez blocos habitados por seis mil pessoas de baixa renda.

Poucos anos depois, na década de 1960, as grandes favelas do bairro foram removidas e sua população remanejada para bairros distantes na Zona Oeste. A produção imobiliária se intensificou, o bairro se elitizou, cresceu, adensou e virou referência noturna com seus bares e restaurantes.


O Portal AMOLEBLON
Leblon 95 Anos
Este é o nosso desafio: falar de um bairro que no Domingo dia 26 de Julho, completa 90 anos, em que todo mundo chama os garçons dos botequins pelo nome. Em que mesmo quem nasceu em outro estado, ou outro país, depois de um tempo vira “da casa”. Em que todos os torcedores de todos os times comemoram. Em que gente de todos as bairros quer tirar uma casquinha nos chopes dos botecos. Em que ministros desfilam de chinelo e bermudão, em que em cada esquina tem um artista, um intelectual. Muitos famosos e outros tantos esperando serem descobertos. Em que, se não abrirmos bem os olhos, este pedacinho de paraíso, que convive com a modernidade e com a informalidade de uma pracinha do interior, pode acabar.
É para preservar, valorizar e estreitar esse way of life, que criamos esse portal com informações, serviços, agenda cultural e social e também para discutirmos as transformações inevitáveis.

Na seção Acontece, você encontra todos os eventos em agenda no bairro. Em Pessoas / bate-papo, o destaque são os moradores, que de uma forma ou outra contribuem para dar um jeito diferente ao bairro. O atorCarlos Bonow, morador da João Lira inaugurou a seção.
O Fórum é um canal aberto para você dar sua opinião, reivindicar, aplaudir ou contestar sobre tudo o que se refere ao bairro. E para dimensionar a opinião da nossa comunidade, temos a Enquete, com temas polêmicos sobre iniciativas que interferem direta ou indiretamente na vida dos moradores. 
Para facilitar ainda mais o seu dia-a-dia, temos um Guia de Serviços, com a lista de restaurantes, bares, hotéis e até telefones de chaveiro 24 horas, técnicos e farmácias do bairro. Enfim, tudo aquilo que você precisa estará aqui no AMOLEBLON, inclusive, aquelas lojinhas quase escondidas que vendem aqueles acessórios que a gente pensa que só encontra em outros lugares da cidade.
E ainda tem mais: Classificados grátis, para vender, trocar, alugar rapidamente, com direito a foto. Notícias,humor, promoções e um Canal de Cidadania. Comece logo a Participar.
O Portal AMOLEBLON tem atualmente sua manutenção feita por um pequeno grupo de apaixonados pelo Leblon, mas para ele continuar existindo é necessário o apoio das Empresas ligadas ao Bairro.
Veja como anunciar Clique AQUI

Bom Dia Rio Rede Globo 26/07/2010


Colaboração, pesquisa e edição de Suzana Siqueira para os 90 anos do Leblon

Siga @AMOLEBLON

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro – www.amoleblon.com.br

Nenhum comentário: