Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

II Festival de Jazz Teatro Café Pequeno

Os amantes de Jazz já podem começar a se programar. Ao longo do mês de julho, o Teatro Café Pequeno vai receber 15 atrações diferentes, de sexta a domingo, quando acontece o “II Festival de Jazz Café Pequeno”, produzido pelo pianista e compositor Charles Rio.

Divulgação - Charles Rio

As sextas e sábados são reservadas para os “veteranos”, enquanto os domingos têm como proposta revelar novos talentos, estimulando a troca entre as gerações, além de novas visões dos clássicos do jazz e também novas composições, arranjos e a renovação dos artistas do segmento.

O evento chega à segunda edição comemorando o sucesso da primeira versão, que aconteceu entre abril e maio do ano passado.

“O objetivo é dar continuidade ao projeto, apresentando grupos instrumentais formados por músicos cariocas ou radicados no Rio e abrindo cada vez mais espaço para esse estilo musical na cidade”, afirma Charles, que também se apresenta, no penúltimo dia de evento.

Um painel com arranha-céus dá o clima nova-iorquino aos shows, que já começam no dia 1º, sexta, às 19h, com o saxofonista Idriss Boudrioua abrindo a temporada. Francês de alma brasileira, Idriss é considerado pelo público e pela crítica um dos melhores instrumentistas do país e sobe ao palco acompanhado por Vitor Gonçalves (piano), Sergio Barrozo (contrabaixo) e Emile Saubole (bateria).

Divulgação - Idriss Boudrioua

No sábado, dia 2, é a vez dos talentos da Baixada Jazz Big Band mostrarem seu valor, na banda que tem formação composta por 17 músicos de grande talento, todos oriundos da Baixada Fluminense. Domingo, dia 3, o Quarteto Beebop, formado por Bárbara Ribeiro (voz), Antônio Neves (bateria), Jean Charnaux (violão) e Pablo Arruda (contrabaixo acústico), prova porque é a mais nova promessa no samba-jazz brasileiro, com músicas inéditas dos próprios integrantes,  standards do Jazz e arranjos originais de clássicos da MPB.

Divulgação - Baixada Jazz Big Band

Dia 15, o saxofonista e compositor Thiago Ferté, que já atuou com os jazzistas Idriss Boudrioua, Marcelo Martins, Renato Massa, Paulinho Trompete e Márcio Hallack, apresenta, com sua Jazz Express Group, standards do jazz mundial. Com o mesmo talento e brilhantismo dos tempos do Beco das Garrafas na década de 60, o Pedro Paulo Sexteto interpreta clássicos e temas autorais com arranjos modernos no dia 16. Quem fecha a segunda semana (dia 17) é o Quinteto Nuclear, grupo que vem se consolidando como uma das apostas do Jazz contemporâneo.

Divulgação - Thiago Ferté

Depois, no dia 22, o guitarrista argentino radicado no Brasil, Victor Biglione, mostra clássicos da MPB e da música internacional, com arranjos inusitados. No dia seguinte (23), é a vez da cantora Taryn Szpilman dar um ar feminino ao festival, onde apresenta seu segundo CD, “Bluezz”, mostrando uma versão pessoal do gênero Blues. Com participação especial do pianista Gabriel Geszti, Thiago Trajano Trio explora gêneros bem brasileiros (samba, frevo, baião, bossa bova e choro) com inspiração jazzística (dia 24).

Divulgação - Victor Biglione

O trompetista Guilherme Dias Gomes se apresenta no dia 29, mostrando repertório dos últimos discos, “L’Amour” e “Autoral”.  Já no dia 30, o pianista e compositor Charles Rio toca com o seu quinteto formado por Altair Martins (trompete), Peter O’Neill (sax), Edson Lobo (contrabaixo) e Alfredo Gomes (bateria). E para fechar o evento, no dia 31, o guitarrista e compositor Ricardo Silveira mostra temas do Jazz mundial e do Sambajazz nacional, acompanhado por André Tandeta (bateria) e Rômulo Gomes (baixo).

Divulgação - Guilherme Dias Gomes

Serviço
II Festival de Jazz Café Pequeno
Teatro Municipal Café Pequeno
Avenida Ataulfo de Paiva, 269
(21) 2294-4480
Horário:  Sexta e Sábado, 19h; Domingo, 18h.
Preço: R$ 30,00.
De 1° a 31 de Julho.

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

Nenhum comentário: