segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Bonde sem Freio parou o Trem-Bala da Colina

Flamengo é Campeão Carioca Invicto

Foto Divulgação

Roberto Sander
Carioca de Ipanema, mas radicado no Leblon, Roberto Sander é jornalista há 25 anos. Trabalhou durante duas décadas na TV Globo e SporTV. Desde 2004, iniciou a carreira de escritor. Em 2008, criou, ao lado do jornalista Paschoal Ambrósio Filho, a Maquinária Editora, especializada em literatura esportiva. Tem oito livros publicados. Nesse espaço, vai comentar os jogos dos times do Rio no fim de semana.

Rubro-Negro Invicto Leva o seu 32º Campeonato Carioca

CONQUISTA INSOFISMÁVEL

Um título como esse conquistado pelo Flamengo não dá margem a qualquer tipo de contestação. Apesar não empolgar em nenhum momento – o que, por outro lado, revela o baixo nível técnico do futebol carioca nesse momento –, o Flamengo sobrou na turma. Ou seja: ao vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio de maneira invicta, o Rubro-Negro levou mais um troféu de campeão estadual (o 33º) sem fazer muita força. Nem Fluminense, nem Vasco e muito menos o Botafogo se mostraram capazes de impedir a festa dos torcedores do Mais Querido.


O Bonde sem freio parou o Trem-Bala da Colina

Especificamente nessa decisão contra o Vasco, o Flamengo jogou com o regulamento na mão. Sabia que não precisava expor-se tanto, pois, se perdesse, ainda teria a chance de levantar a taça em outra decisão. Já o Vasco pecou pela falta de ousadia. Entrou no jogo do Flamengo, evitando grandes riscos, o que acabou sendo fatal.

Na decisão por pênaltis, assim como o Fluminense na semana passada, veio à tona toda a insegurança do time. Muito se fala que pênalti é loteria, o que concordo em parte. Pois uma coisa é perder dessa forma numa disputa acirrada, outra é simplesmente mandar três cobranças para as nuvens, como fez os jogadores vascaínos. Isso revela uma tensão emocional absurda, um medo de perder maior do que a vontade de ganhar.


Thiago Neves Bate e Garante a Taça Deslocando o Goleiro Fernando Prass

Já o Flamengo se impôs em uma decisão contra o grande rival devido justamente à sua maior confiança. O hábito de vencer traz mais segurança, o que, a meu ver, trouxe a calma necessária aos rubro-negros na hora do “vamos ver”.


Bernardo foi o Segundo a Bater para o Vasco e Chutou para Fora

A hora é de comemoração para o clube da Gávea, mas é preciso que esse título não traga a ilusão de que o rendimento do Campeonato Carioca seja suficiente para encarar desafios maiores, tanto na Copa do Brasil como, sobretudo, no Brasileirão. Ainda falta muito em termos de padrão de jogo para que o Flamengo seja páreo para as grandes forças do futebol brasileiro nesse momento (Santos, Cruzeiro, Internacional e São Paulo). Ajudaria muito se Ronaldinho Gaúcho começasse a mostrar 50% que seja do seu grande futebol e se surgisse um camisa nove com algum cacoete de centroavante. Se isto acontecer, aí sim, o time poderá sonhar em voos mais altos.

Enquanto o Flamengo, com todos os motivos, tira onda com seus rivais regionais, o Fluminense tem mais uma cartada decisiva na Taça Libertadores da América. Com a expressiva vitória da última quarta-feira sobre o Libertad (3 a 1, no Engenhão), o time poderá perder até por um gol de diferença, no Paraguai, para avançar na competição. Apesar da vantagem, o desafio do Fluminense será grande, pois o adversário já mostrou na primeira fase que não é um time qualquer – fez a segunda melhor campanha entre todos os concorrentes.

Mesmo assim, acredito numa tranquila classificação do Tricolor. Para isso, o time precisa corrigir, urgentemente, um grave defeito: a dificuldade de sair jogando trocando passes. Isso comprometeu seriamente a atuação da equipe no primeiro jogo, quando, quase sempre, os zagueiros davam chutões para o ataque, o que, invariavelmente, era uma forma de entregar a bola para o adversário de mão beijada. O Fluminense precisa aprender a controlar melhor o jogo, ter mais tempo a posse de bola. Isso, se levado a cabo, tenho certeza, vai aumentar bastante as chances de sucesso na competição.

Um abraço e até a próxima semana.

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

Nenhum comentário: