Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jazz Festival Agita Leblon no Sábado

Quarta edição de festival de música gratuito traz nomes como Celso Blues Boy, Bondesom e Blues Etílicos

O Rio de Janeiro se prepara para receber pela quarta vez – segunda em 2010 – o Leblon Jazz Festival, evento gratuito que reúne no dia 9 de outubro (sábado), das 14h às 22h, nomes consagrados e revelações da cena musical brasileira: Joel Ferreira Quinteto, Villa-Lobos In Jazz, Bondesom, Blues Etílicos e Celso Blues Boy. Devido ao grande sucesso das três primeiras edições – a mais recente, em maio deste ano, atraiu cerca de 35 mil visitantes – a organização decidiu dobrar a estrutura do festival, que acontece em um dos pontos mais charmosos e agradáveis da cidade. O encontro será novamente na Rua Dias Ferreira, que desta vez terá dois quarteirões fechados, no trecho entre as ruas Aristides Espínola e Ataulfo de Paiva. No lugar dos carros, jazzófilos e curiosos, que, como principal atração da festa, desfilarão por um tapete vermelho e terão à sua disposição lounges, bares e restaurantes.
A quarta edição apresenta ainda ações em prol do consumo consciente e da adoção de práticas ecologicamente corretas no dia a dia.

Organizado pela T’ai Produções o Leblon Jazz Festival vem se consagrando como referência entre os festivais de jazz do Brasil, sendo hoje o maior em termos de público. Por trás do projeto, está a vontade de lançar um novo olhar sobre o Leblon, oferecendo ao público o melhor da música. Evento gratuito, com ligações com músicos e instituições locais, e atividades de formação e de fomento, o Leblon Jazz Festival é exemplo de política pública para cultura, ao promover a democratização do acesso à música, sempre com organização e segurança.

LeblonJazz2_F1a

A programação começa às 14h, com o Joel Ferreira Quinteto e sua mistura de grandes composições nacionais e sucessos do lendário saxofonista norte-americano John Coltrane. Em seguida, às 15h30, o Villa-Lobos In Jazz homenageia a obra de Heitor Villa-Lobos, sem deixar de lado outros grandes compositores como Bach e clássicos infantis. Às 16h30, os meninos do Bondesom apresentam músicas do seu novo álbum, Ainda Danço Sozinho (previsto para o fim do ano), além de sucessos do disco de estreia, o homônimo Bondesom (2008), e versões para trilhas de clássicos do cinema e do mundo dos videogames. Na sequência, às 18h45, o Blues Etílicos sobe ao palco do festival para tocar uma seleção de músicas dos 25 anos de carreira do grupo, todas presentes no DVD Ao Vivo no Bolshoi Club, lançado este ano. O guitarrista Celso Blues Boy fica encarregado de encerrar o Leblon Jazz Festival, às 20h, com sucessos como “Damas da Noite”, “Marginal”, “Tempos Difíceis” e “Fumando na Escuridão”.

Divulgação: Celso Blues Boy

Ao longo das oito horas ininterruptas do festival, diversos públicos poderão não apenas curtir a boa música dos shows, mas também desfrutar do melhor da gastronomia. Confortáveis lounges e bares do evento ficarão espalhados pela Dias Ferreira, que terá ainda uma área exclusiva para convidados, além dos já renomados restaurantes que fazem da rua um dos mais prestigiados pólos gastronômicos da cidade.

O Leblon Jazz Festival vai ainda mais longe. Com o objetivo de alertar a comunidade local em relação à importância da discussão sobre consumo consciente e sustentabilidade, e incentivar a adoção de práticas ecologicamente corretas no dia a dia, a organização prepara diversas ações. Ao longo do dia, serão distribuídas cinco mil sacolas confeccionadas com material reciclável que podem ser utilizadas para a realização de compras em supermercados e afins. Além disso, será realizada a coleta seletiva de todo o lixo gerado pelo festival. Por fim, o Leblon Jazz Festival plantará 1,5 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na área do Parque Dois Irmãos, no Leblon, para neutralizar a emissão de CO2 gerada no processo de realização do evento.

Divulgação: Blues Etílicos

Encontro de pessoas interessadas no melhor da programação cultural da cidade, o Leblon Jazz Festival já conquistou seu espaço no calendário de eventos do Rio de Janeiro, oferecendo aos cariocas e turistas a oportunidade de aproveitar a tarde de sábado ao som de boa música.

Programação Leblon Jazz Festival 2010

14h – Joel Ferreira Quinteto
15h30 – Villa-Lobos in Jazz
16h30 – Bondesom
18h – Blues Etílicos
20h – Celso Blues Boy

Serviço Leblon Jazz Festival
Data: 9 de outubro (sábado)
Local: Rua Dias Ferreira, Leblon (trecho entre as ruas Aristides Espínola e Ataulfo de Paiva)
Horário: das 14 às 22h
Evento Gratuito
Informações: (21) 2274 – 6634
Site oficial: www.leblonjazzfestival.com.br

Sobre as Atrações

Joel Ferreira Quinteto – 15h

Sucesso nas edições de 2009 e na primeira deste ano, Joel Ferreira Quinteto fica encarregado de abrir a programação do Leblon Jazz Festival. Formado por Joel Ferreira (saxofone e flauta), Renato Endrigo (bateria), Pedro Mangia (baixo elétrico e acústico), Leandro Freixo (piano e teclados) e Julio Raposo (guitarra), o quinteto promete tocar uma mistura de grandes composições nacionais com o jazz de John Coltrane. O repertório inclui músicas como “Canto de Ossanha” (Baden Powell/ Vinicius de Moraes), “Trenzinho Caipira” (Heitor Villa-Lobos), “Consolação” (Baden Powell/ Vinicius de Moraes), “Autumn Leaves” (John Coltrane) e “Naima” (John Coltrane), entre outras. O show terá ainda participações especiais de Guilherme Vianna, flautista e saxofonista da Companhia Estadual de Jazz, e do rapper Leroy, do Nação Maré.

Villa-Lobos In Jazz – 15h30

Otávio Garcia (bateria), Ozias Gonçalves (contra-baixo), Fernando Corona (piano e teclado) e Felipe Poli (guitarrista e violonista) apresentam uma abordagem original jazzística e familiar ao ouvido do grande público para a obra de Heitor Villa-Lobos, além de músicas de compositores como Bach e clássicos infantis. O repertório inclui a “Ária” (ou “Cantilena”) das “Bachianas Brasileiras no 5”, de Villa-Lobos, “Se Essa Rua Fosse Minha” (DP) e “Escravos de Jó” (DP), entre outras músicas.

Bondesom – 16h30

Mistura entre ritmos afro-latinos, jazz, funk e música brasileira, o trabalho autoral do Bondesom surpreende por sua diversidade, rompendo as barreiras da música instrumental. A banda de Lucas Reis (teclados), Gabriel Guenther (bateria), Matias Zibecchi (percussão), Pedro Mangia (baixo), André Poyart (Guitarra) e Yuri Villar (saxofones) apresenta no evento seu novo disco – o segundo -, Ainda Danço Sozinho, que acaba de ser gravado e está previsto para o fim do ano; músicas como "29", "Vacas Magras", "Órbita", "Procurando Lola" e a faixa-título "Ainda danço sozinho", além de canções do álbum de estreia, de 2008, e versões “bondesônicas” para trilhas clássicas, como do jogo de videogame Mario Bros e do filme “A Pantera Cor-de-Rosa”.

Blues Etílicos – 18h45

Um dos mais populares grupos de blues brasileiro, o Blues Etílicos comemora 25 anos de estrada em 2010. Ao longo da carreira, a banda de Greg Wilson (guitarra e vocal), Flávio Guimarães (gaita), Otávio Rocha (guitarra), Pedro Strasser (bateria) e Cláudio Bedran (baixo) tocou nos principais eventos do segmento, tendo participado dos shows de B. B. King, Buddy Guy, Robert Cray, Sugar Blue, Ike Turner e Magic Slim, entre outras atrações internacionais. A banda de blues rock apresenta no Leblon Jazz Festival o show de lançamento do seu primeiro DVD, Ao Vivo no Bolshoi Pub, lançado este ano. No repertório, a inédita “Jokers” e uma seleção da carreira do grupo. Entre as músicas estão “Cerveja”, “O Sol Também Me Levanta” e “Dente de Ouro”.

Celso Blues Boy – 20h

Conhecido por ter dado um sotaque brasileiro ao blues, Celso Blues Boy acompanhou Raul Seixas, encantou B.B. King, com quem tocou em Montreaux, na Suíça, integrou as bandas Legião Estrangeira e Aero Blues, e conquistou milhares de fãs. O guitarrista apresenta o show Quem Foi que Falou que Acabou o Rock ´n´ Roll, com sucessos da carreira como “Damas da Noite”, “Marginal”, “Tempos Difíceis” e “Fumando na Escuridão”. Roberto Lly (baixo e vocal), Márcio Saraiva (bateria e vocal) e Marcus Amorim (guitarra e vocal) acompanham Blues Boy.

Vídeo da 1ª Edição de 2010

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

Nenhum comentário: