Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Leblon Festeja seus 90 Anos

Colaboração, pesquisa e edição de Suzana Siqueira

Há 90 anos, o prefeito do então Distrito Federal, Carlos Sampaio, oficializava um loteamento que faria história. 26 de Julho dia de festa para este bairro que já foi até quilombo para escravos que saíram no dia 13 de maio de 1888 em procissão para agradecer pela liberdade à Princesa Isabel. Mais do que nunca, em seu aniversário o Leblon é sinônimo de liberdade.

A festa dos 90 anos do Leblon ganhou uma exposição de fotos no Shopping Leblon. O escritor Manoel Carlos foi escolhido para ser destaque, pois, além de viver no local há 33 anos costuma citar o Leblon em todas as suas novelas e foi o grande homenageado na abertura da exposição na noite de terça-feira 21/07.
A exposição, no Shopping Leblon, reúne fotografias do arquivo da prefeitura mostrando o desenvolvimento do bairro desde seu loteamento, em 26 de julho de 1919, data que acabou se tornando o aniversário oficial do que antes eram terras pertencentes ao francês Charles Le Blond.

No Sábado 25/07 com a proposta de levar música de qualidade e interatividade para as ruas do Leblon, o Leblon Jazz Festival agitou as ruas do bairro, que deixou a Rua Dias Ferreira fechada para carros, no trecho entre as ruas Professor Azevedo Marques e Ataulfo de Paiva, no lugar de carros e motos, lounges e ações dos diversos restaurantes localizados na rua, e apresentou feras como Marcelo Camelo, Mallú Magalhães, Victor Biglione e George Israel.

A Dias Ferreira lotada, segundo a PM, mais de 1.500 pessoas estiveram na festa, público agitado que enfrentou o frio da noite desse sábado (25) para curtir música, no Leblon, esperando George Israel surgir no palco, de repente, a percussão e o teclado começam a tocar "Mina" de George Israel e Cazuza o palco se ilumina e surge só o som de três saxes, mas eles não estão no palco. George Israel, Rodrigo Sha e Gustavo Contreras entram tocando pela Praça Cazuza, e George declara para o público que fez questão de entrar pela Praça, cantando a música dele e do Cazuza. Belo momento! Viva o Leblon!

Foto: Suzana Siqueira
Foto: Suzana Siqueira

E no domingo, quando o Leblon efetivamente completa 90 anos, houve missa às 17 horas celebrada na Paróquia Santa Mônica, principal igreja do bairro, pelo Padre Henrique Gonzalez.

As comemorações pelos 90 anos do Leblon continuam por todo o segundo semestre com eventos que serão realizados pelo Portal de Amigos do Leblon AmoLeblon.

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

2 comentários:

Leo Neves disse...

Fiquei profundamente decepcionado com a organização do festival. Acho que o Leblon merece algo mais que uma mega ação de marketing com a simples finalidade de vender cerveja.

Anônimo disse...

Boa Leo, concordo com vc!!!