Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2008

"Homens-Aranha" no Teatro Leblon

Cláudio Fontana faz a linha tudo ao mesmo tempo, o ator mal encerrou a temporada da peça "Amigas pero no mucho" e já volta aos palcos com "Andaime", comédia que encenou durante um ano em São Paulo e estréia amanhã - sexta-feira, 04/07, às 21h, no Teatro Leblon. Elias Andreato (diretor) e Claudio Fontana (produtor) dividem a cena como dois limpadores de janela e passam o tempo todo pendurados em um andaime.

Divulgação

De tão comuns no cotidiano da cidade, são poucos os que ainda observam os limpadores de janelas e fachadas de prédios nas alturas, em andaimes pendurados nos arranha-céus da metrópole. Pois o dramaturgo Sergio Roveri não só observou os "homens-aranha", como resolveu escrever uma peça sobre eles.

O autor, que ganhou pelo texto de "Andaime" o prêmio Funarte, mostra um dia qualquer na vida de dois limpadores de janela de um grande edifício de São Paulo.

Mário, interpretado por Claudio Fontana, e Claudionor, personagem de Elias Andreato, dividem o mesmo andaime. Enquanto trabalham, suspensos a dezenas de metros do chão, falam da família, da passagem do tempo, especulam como seria viver no Japão ou nos Estados Unidos, assistem e acompanham precariamente uma aula de ginástica e comentam seus temores de um dia serem substituídos por robôs.

Divulgação

O texto fala dos homens invisíveis da cidade, que trabalham filosofando para que o tempo passe mais rápido.

O excesso de conversa dos dois serve para disfarçar a imensa solidão que sentem e amenizar a exclusão social, um mundo que deu certo, aquele dos executivos, eles só podem ver pela janela. Os dois personagens são apresentados como filósofos do cotidiano e há muito humor na história dos homens que enxergam a vida de cima.

No trabalho de pesquisa, para auxiliar na composição dos personagens, diretor e atores fizeram laboratório entrevistando limpadores de vidros pela cidade.

O cenário da peça confeccionado em ferro, acrílico e alumínio, reproduz a fachada de um prédio e um andaime pendurado e cria o espaço aéreo para dar mais realismo à interpretação dos atores.

Serviço

Teatro Leblon - Sala Tônia Carrero
Rua Conde Bernadotte, 26
2294-0347
Quinta, Sexta e Sábado às 21hs e Domingo às 19hs
Quinta e Sexta - R$ 50,00 / Sábado e Domingo - R$ 60,00

Nenhum comentário: