Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho

A sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2012, será a República Federativa do Brasil. O País também foi sede das cerimônias do Dia Mundial do Meio Ambiente em 1992, na época da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. Naquele momento, a cúpula reuniu o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento.

Dia Mundial do Meio Ambiente

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 simbolizam, portanto, não apenas o quanto a campanha cresceu, mas também acreditamos que esse evento será o maior e o mais celebrado de sua história.

Alguns dos temas ambientais atuais enfrentados pelo País são: o desmatamento ilegal na Bacia Amazônica, que está destruindo não só o habitat, mas também espécies de flora e fauna; o comércio ilegal de vida silvestre; a poluição atmosférica e hídrica no Rio de Janeiro e em São Paulo; e a degradação das áreas úmidas. Outra questão de interesse para o País é a crescente insegurança alimentar.

Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Parque do Penhasco Dois Irmãos Veja Aqui

O Dia Mundial do Meio Ambiente este ano promoverá a conscientização a respeito das sérias consequências de se manterem as tendências atuais. Por meio do engajamento dos governos em ações e da divulgação da importância de uma Economia Verde, esse esforço coletivo preservará a natureza, alcançando o crescimento e estimulando o desenvolvimento sustentável.

O Tema

Economia verde: Ela te inclui?

O tema de 2012 para o Dia Mundial do Meio Ambiente é "Economia Verde: Ela te inclui?". Este tema tem, evidentemente, dois aspectos. O primeiro se refere à Economia Verde propriamente dita.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define Economia Verde como uma que resulte em melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Do ponto de vista prático, a Economia Verde é aquela cujo crescimento de renda e empregos é conduzido por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e a poluição, que aumentam a eficiência do uso dos recursos e da energia e evitam a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Esses investimentos devem ser catalisados e apoiados por reformas de políticas, mudanças nos regulamentos e direcionamento de despesas públicas.

Mas o que tem tudo isso a ver com você? Bem, esse é o segundo aspecto desse tema. Se a Economia Verde tem a ver com equidade e inclusão social portanto, tecnicamente, tem tudo a ver com você! Essa pergunta, então, pede para que você aprenda mais sobre a Economia Verde e avalie se, no seu país, se ela te inclui.

Cúpula Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (conhecida como Rio+20) realizar-se-á no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012. A Rio+20, como indica o nome, marca o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992. É considerada uma Conferência do mais alto nível, com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O objetivo da Conferência é assegurar a renovação de um comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais reuniões sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Dia Mundial do Meio
Arena Barra Rio+20

A Conferência concentrar-se-á em dois temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Visite o Site: http://www.rio20.gov.br/

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

Nenhum comentário: