Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Leblon Completa 91 Anos

Nome vem de sobrenome de francês, que tinha propriedade no local.
O Bairro foi fundado em 1919.

O Bairro do Leblon, na Zona do Rio, completa nesta segunda-feira 26 de Julho 91 anos. Segundo historiadores, o bairro ganhou este nome por causa do francês Charles Leblon (Veja Abaixo), que tinha terras desde a Avenida Bartolomeu Mitre até a Avenida Niemeyer.

O bairro foi fundado em 1919, o prefeito do então Distrito Federal, Carlos Sampaio, oficializava um loteamento que faria história. O Leblon surgiu oficialmente quando a prefeitura aprovou o loteamento das ruas. Duas décadas depois, o bairro estava com o areal urbanizado, tomado por casarões e prédios.

Com o tempo, o bairro se modernizou e ganhou um comércio sofisticado e ruas arborizadas.

26 de Julho dia de festa para este bairro que já foi até quilombo para escravos que saíram no dia 13 de maio de 1888 em procissão para agradecer pela liberdade à Princesa Isabel. Mais do que nunca, em seu aniversário o Leblon é sinônimo de liberdade.

Leblon91_Mapa_N


Pequena História do Leblon

O do nome do bairro vem de Charles Leblon, francês dono de um grande lote no areal - o chamado “Campo do Leblon” -, que, em 1845, ali instalou uma fazenda de gado.

No início do século XX, o Leblon era constituído por chácaras desmembradas da Fazenda Nacional da Lagoa e tinha poucas ruas, entre as quais se destacava a Rua do Sapé ou do Pau (atual Dias Ferreira). Nas décadas de 1910 e 1920, a Companhia Industrial da Gávea promoveu o loteamento inicial do Leblon e foram implantadas praças, avenidas e diversas ruas. Como sempre, a promoção imobiliária era articulada à implantação do bonde que, em 1914, interligaria o bairro com resto da Cidade.

Ao longo do canal aberto entre mar e lagoa, o Prefeito Henrique Dodsworth implantou, em 1937, setenta mil metros quadrados de jardins, ficando o lugar conhecido popularmente como Jardim de Alah. Nas proximidades, em 1957, surgia no bairro a Cruzada São Sebastião, composta por dez blocos habitados por seis mil pessoas de baixa renda.

Poucos anos depois, na década de 1960, as grandes favelas do bairro foram removidas e sua população remanejada para bairros distantes na Zona Oeste. A produção imobiliária se intensificou, o bairro se elitizou, cresceu, adensou e virou referência noturna com seus bares e restaurantes.

Mais Informações Veja AQUI

Visite o Portal Oficial do Leblon, faça o seu Cadastro, é rapidinho, em menos de um minuto e fique por dentro de tudo que Acontece no Bairro - www.amoleblon.com.br

Comente!

Nenhum comentário: