Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Festival Pinga + Feijão no Pólo Leblon

                Clique AQUI para o Site

A comida e a bebida mais democráticas da culinária brasileira serão as grandes estrelas que cintilarão no finzinho do inverno carioca, entre os dias 5 e 14 de setembro, no Pólo Leblon. Trata-se do Festival Pinga+Feijão, no qual 15 restaurantes, bares, botecos e cafés oferecem aos moradores, turistas e visitantes ótimas oportunidades de apreciar criativos usos da a cachaça e o feijão, iguarias que tão bem traduzem a identidade culinária brasileira.

O resultado desta mistura rendeu menus bastante inusitados, como a “Spaghetti ao caldo de Feijão e carne seca” feito pelo Jeito Carioca, especialmente para lembrar a nossa livre mistureba.

Divulgação

O Justa Causa está apresentando o exclusivo “Feijoada no Bolinho”, petisco feito com bolinhos de aipim recheados com ingredientes da feijoada, servidos numa cestinha de couve à mineira. Aliás, o feijão, ou melhor, o tutu à mineira, também foi parar no pastel do Botequim Informal que acompanhado com uma dose de cachaça promete animar qualquer um.

O “Picadinho” da Academia da Cachaça bem que poderia também ser chamado de brasileirinho, pois, se aproveitou da simplicidade para reverenciar a comidinha de almoço, com feijão, arroz, carne de sol, manteiga de garrafa, ovo frito e farofa.

Não menos apetitosa, a “Picanha à Caipira” do Bar Bohemia vem servida com molho de caipirinha, arroz de calabresa e farofa de banana. Completos, se não estivesse faltando a Frigideira Leblon do Desacato Bar, feita com lombo, lingüiça de porco, defumados acebolados, queijo mussarela derretido, servida numa enseada formada por aipim frito e feijão tropeiro.

O Rota 66 apresenta o “Mineburrito de Carne”, tortilha de trigo recheada de filé marinado, feijão refrito e pimentões coloridos.

Como o Brasil é o mundo.

O restaurante K110 Grill não deixou por menos e traz para a mesa a “Thoulent K110”, feijoada Kasher, prato típico da culinária judaica, elaborada com mix de feijões e carnes kasher, cuja receita foi desenvolvida especialmente para o Festival. O Herr Pfeffer não fez de rogado e sua “Feijoada Alemã”, feita à base de feijão branco, cenoura, esbein, kassler, salsichas, entre outros ingredientes, é servida junto com pinga de banana.

Tudo bem, ele até pode ser vegan (especializado em culinária orgânica), mas seu prato não poderia ser mais gente nossa, trata-se de um “Baião de Dois”, feito pelo Vegetariano Social Clube, com feijão fradinho, arroz integral, couve mineira e glúten acebolado, que pode ser acompanhado com um suco de broto de feijão e uva.

Os drinques até podem ser poucos, diante da quantidade de participantes, mas merecem atenção especial. O Café DaConde, por exemplo, fez um irresistível “Café Batidinho”, com café forte, creme de leite, leite condensado, gelo, chantily, chocolate em pó e cachaça. É servido gelado. O do Matsuki chama-se “Calcutá”, é feito com melancia, sementes de cordamuno, alecrim e cachaça.

Para os sem tempo, delivery.

Foi pensando neles que o Chic Chiken preparou a deliciosa codorna assada e recheada com feijão tropeiro e uma infinidade de temperinhos, e o Delly Gil fez o Bacalhau ao Punho”, salada de bacalhau desfiado, feijão branco, azeite e cebola, prato que precisa ser encomendado com 24 horas de antecedência.

Se toda esta conversa de pinga e feijão faz lembrar a lei seca, com a Chcólatras Anônimos não foi diferente, aliás, é justamente “Lei Seca” o nome de sua torta produzida com camadas de massa de biscoito, creme de chocolate trufado, crocante de macadâmia, mousse suíça e calda de chocolate com cachaça.

Convidados

Mas as novidades não se restringem à gula, pois o Caldo Cultural, vai trazer convidados para dedo de prosa sobre culinária e a cultura brasileira, com Danúsia Barbara e Flávia Quaresma, no dia 09, às 19h30, na Livraria DaConde, e contação de histórias no Jeito Carioca, no dia 07, às 15h.

Ah, renda-se. Depois pegue um táxi, o festival dura só uma semana mesmo.

Serviço
Pólo Leblon
Rua Conde de Bernadotte e Cobal do Leblon
www.pololeblon.com.br

Veja os Menus dos Estabelecimentos participantes no Portal
AMOLEBLON - www.amoleblon.com.br

.

Nenhum comentário: