Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

João Ubaldo Ganha o Prêmio Camões 2008

Prêmio Camões 2008

O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, que é morador do Leblon, ganhou o Prêmio Camões 2008, o mais importante reconhecimento a autores da língua portuguesa, criado pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988. Ele é o oitavo brasileiro a ganhar o prêmio que, nesta 20ª edição, premia o eleito pelo conjunto da obra com 100 mil euros (R$ 247 mil).

Divulgação

Membro da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo, é autor de, entre outros livros, "Sargento Getúlio", "O sorriso do lagarto", que virou minissérie da TV Globo, e "Viva o povo brasileiro", este último foi samba-enredo da escola de samba Império da Tijuca no carnaval de 1987. Ele também é colunista do jornal O Globo aos domingos.

Sargento Getúlio O Sorriso do Lagarto Viva o Povo Brasileiro

O escritor afirmou estar feliz com a premiação, mas chateado com a falta de tempo para escrever seu novo romance. João Ubaldo escreve atualmente para o programa "Faça a sua história", apresentado após o "Fantástico" nas noites de domingo, na TV Globo.

Os outros brasileiros que receberam o mesmo prêmio foram: João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antônio Cândido de Mello e Sousa (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003) e Lygia Fagundes Telles (2005).

Divulgação

Densidade foi o principal critério

A comissão julgadora decidiu, para o prêmio deste ano, debater apenas nomes de escritores brasileiros. “O júri tem poderes de decidir na hora como vai conduzir os trabalhos”, explicou o presidente do júri, o brasileiro Ruy Espinheira Filho.

No documento, os jurados destacaram “o alto nível da obra literária” do escritor, “especialmente densa das culturas portuguesa, africanas e dos habitantes originais do Brasil”. Para Espinheira, a decisão vai apanhar João Ubaldo “num momento muito positivo”, já que está escrevendo um novo romance. A decisão foi anunciada pelo ministro da Cultura português, José Antônio Pinto Ribeiro.

Este ano, o júri foi composto por Maria de Fátima Marinho (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Maria Lúcia Lepecki (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Marco Lucchesi (escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ), Ruy Espinheira Filho (escritor, jornalista e professor da Universidade Federal da Bahia, UFBA), João Meio (poeta e jornalista angolano) e Corsino Fortes (diplomata e presidente da Associação de Escritores Cabo-Verdianos).
Veja o Bate-Papo com João Ubaldo AQUI

O Portal Oficial do Leblon

www.amoleblon.com.br

.

Nenhum comentário: