segunda-feira, 7 de abril de 2008

Campanha e Evento que Lembrará o ‘Profeta’ Gentileza

Divulgação

Se estivesse vivo, o Profeta Gentileza completaria 91 anos na próxima sexta-feira. Nem a data, nem o legado do poeta foram esquecidos. Vários eventos estão programados para celebrar sua filosofia.

A campanha ‘Gentileza gera Gentileza’, criada pelos irmãos Carlos e Zeca Werneck, da rede de Hotéis Marina, convida os cariocas a serem mais gentis no dia-a-dia. Eles adquiriram a vaca da Cow Parade customizada com os dizeres do profeta para percorrer pontos da cidade.

Em 1961, o incêndio que matou 400 pessoas em um circo em Niterói, mudou a vida de José Datrino, pai de cinco filhos e dono de uma transportadora. Na ocasião, ele disse que vozes o aconselharam o abandonar o mundo material e se dedicar ao espiritual. Nascia assim o Profeta Gentileza, que passou a percorrer a cidade divulgando mensagens de paz. Em 1980, pintou 56 pilastras do Viaduto do Caju, com sua crítica do mundo e alternativa ao mal-estar da civilização.
Com o tempo, os murais foram danificados por pichadores, até serem cobertos de tinta cinza. O fato foi retratado na música ‘Gentileza’, de Marisa Monte. Restaurados em 1999, e tombados como patrimônio urbano carioca em 2000, os escritos voltam a sofrer com a falta de manutenção. No dia 11 de março, será promovida lavagem simbólica das pilastras, haverá cortejo de artistas circenses e a família levará um bolo ao local.

Dez anos do Bar da Praia, no Marina Palace

Os Hotéis Marina, na orla do Leblon, aproveitam o aniversário de dez anos do Bar da Praia, no Marina Palace para lançar a campanha “Gentileza gera gentileza”. Vão distribuir porta-garrafas, adesivos e outros itens para estimular as pessoas a serem mais gentis. Os ensinamentos e as imagens usadas nas peças criadas pela Inventhar são as do profeta Gentileza, que deixou sua mensagem sob viadutos do Rio. Estabelecimentos como Devassa, Gula Gula e Wöllner já aderiram à campanha.

Divulgação

Campanha 'Gentileza gera gentileza' está nas ruas

A máxima “Gentileza gera gentileza” batiza uma campanha, recém-nascida na Zona Sul e que avança pela cidade, com a missão de incentivar os cariocas a adotar atitudes mais gentis no cotidiano. O movimento pró-civilidade já tem a adesão de quatro shopping centers, uma cadeia de hotéis, grifes de roupas e redes de restaurantes e bares, todos com um compromisso único: espalhar a célebre frase do Profeta Gentileza aos quatro ventos, seja impressa em camisetas, vitrines, adesivos de carro, fitinhas de pulso, esculturas de areia ou numa gigantesca faixa na orla do Leblon.

Um episódio exemplar de falta de civilidade, testemunhado pelo empresário carioca Zeca Werneck, fez nascer a campanha.

Parado num sinal de trânsito do Leblon, ele viu quando o passageiro de um táxi à frente aproveitou a oportunidade para saltar em meio do trânsito. Ao abrir a porta, derrubou no chão um motoqueiro que passava.
— O que me impressionou foi que o passageiro agiu como se nada tivesse acontecido. O motoqueiro caiu no chão e ele sequer olhou ou estendeu o braço. Virou as costas e saiu andando — contou o empresário, sócio dos hotéis Marina, do Bar da Praia e da boate Baronetti.

Camisetas para garçons não serem chamados por “psiu”

Junto com o irmão, Carlos, também sócio da cadeia de hotéis, ele decidiu começar a campanha dentro de casa, antes de convocar amigos empresários a participar. Os dois mandaram confeccionar munhequeiras, com a frase impressa, para os funcionários do hotel e fitinhas de pulso para os clientes. No Bar da Praia, os garçons ganharam camisas com seus nomes nas costas. Tudo para incentivar os clientes a chamá-los pelos nomes e não pelo abominável “psiu”. E a fachada do hotel abriga uma faixa da campanha.
— Numa cidade onde se fala tanto de violência, vamos exaltar a gentileza nas atitudes e na maneira de encarar a vida. Não esperava tanta adesão. Disseminamos a semente num jardim público. Que essa frase fique na cabeça das pessoas — diz Carlos, que arrematou a vaquinha da “Cow Parade”, que traz a frase do Profeta. Ela está na calçada da Avenida Delfim Moreira, em frente ao hotel, e percorrerá todos os estabelecimentos envolvidos na campanha.

O grupo Ancar, que administra o shopping Rio Design Leblon, aderiu à campanha.

A partir deste mês, os quatro shoppings, por onde circulam 120 mil pessoas/dia, distribuirão broches com a frase aos funcionários (administração, segurança, atendimento e limpeza) e fitinhas para os clientes.
Na Páscoa, os Rio Design Leblon e Barra vão incentivar o público a doar ovos ao Instituto Rogério Steinberg, numa atitude de “gentileza” às crianças atendidas pela instituição. No Nova América haverá um grande painel com a pergunta: “Você fez alguma gentileza hoje?”.
Os cariocas vão poder vestir a campanha. A frase do Profeta será estampada em camisetas das lojas Wöllner e Sandpiper.
Com a venda das peças, as duas redes criarão adesivos de vitrines e etiquetas para as embalagens.

As redes, que têm lojas em outros estados, planejam levar a campanha para fora do Rio.

— Precisamos resgatar o sentimento fraterno e de camaradagem do carioca para mostrar que temos uma cidade que acolhe bem as pessoas. Essa campanha está alinhada com a proposta da nossa marca — afirma Paulo Calarge, dono da Wöllner, que distribuirá no trânsito e nas dez lojas três mil fitinhas.
— Temos uma motoneta de entregas e vamos usá-la na campanha.
Ela circulará no trânsito e duas pessoas vão distribuir aos motoristas adesivos com a frase — acrescenta Paulo.
Luciana Bentes, gerente de marketing da Sandpiper, com 14 lojas no Rio, conta que a marca pretende colocar as camisetas à venda ainda este mês: — O Rio precisa de ações como essa.

Serviço
Bar da Praia - (Hotel Marina Palace)
Rua João Lira, nº 5
2172-1000
Horário: Segunda a Quinta 20h/1h; Sexta e Sábado 18h/5h; Domingo. a partir de 16h
Capacidade: 80 pessoas
Cartões: Visa, Mastercard, American Express, Dinners

Bar da Praia

Na varanda lateral do hotel, virou point do público jovem da Zona Sul. No cardápio, elaborado pelo chef Felipe Bronze, há sugestões como ceviche de frutos do mar, rolinho primavera de camarão com alho-poró e catupiry e mini bruschetta de mussarela de búfala com pesto e tomate seco. Há mais de trinta opções de drinque. Uma delas é o apple martini. Preparada com morango, framboesa e amora, a jarra de caipivodca de frutas vermelhas é uma boa pedida.

Visite o Portal AMOLEBLON e Faça o seu Cadastro.

 www.amoleblon.com.br

 

.

Nenhum comentário: